Intranet Login



Chamada de artigos Liinc em Revista: Dossiê "Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos"

A Liinc em Revista está aberta à submissão de artigos, para avaliação às cegas por pares, para publicação número 1, volume 13, de maio de 2017. Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês.,

Esse número conterá o dossiê "Ciência Cidadã e Laboratóriso Cidadãos" organizado pelos professores Henrique Parra (Unifesp), Mariano Fressoli (Cenit, Buenos Aires) e Antonio Lafuente (CSIC, Madri), cuja a ementa é a que segue:

Os estudos sociais em Ciência e tecnologia têm observados, nos últimos anos, a emergência de uma multiplicidade de práticas e espaços alternativos de produção de conhecimento, recompondo as fronteiras e as identidades entre cientistas experts e público engajado, entre o laboratório científico e o laboratório cidadão. Inpiradas nas vertentes mais críticas da pesquisa "selvagem" e colaborativa, da ciência cidadã ou aberta, e num diálogo tenso com as dinâmicas do governo bipolítico e da mercantilização do conhecimento, surgem atores cognitivos e políticos cujas práticas interessa-nos investigar.

As contribuições para o dossiê poderão incluir temas como:

  • Ciência aberta, ciência cidadã e ciência comum.
  • Ciência e produção do comum.
  • Comunidades de práticas, comunidades epistêmicas e contra-expertise.
  • Laboratórios cidadãos e experimentação política.
  • Flababs, hackerspaces, movimento maker.
  • Ciência aberta e movimento de inovação na "base" (grassroots innovation movements).
  • Produção de conhecimento científico contra-hegemônico e apropriação tecnológica.
  • Protocolos, infra-estruturas, tecnologias e modos de organização para a produção aberta e colaborativa de conhecimentos.

O dossiê incluirá também uma seção com relatos de experiências inovadoras nos temas propostos.

Nos artigos, o primeiro autor deverá ter preferencialmente titulação acadêmica de Doutor e não poderá ter titulação inferior à de Mestre. Nos relatos não há requisito de titulação mínima.

Além do dossiê, a Revista está aberta a submissão de artigos e resenhas sobre outros temas  em seu escopo de reflexão, conforme suas normas.

Prazo para submissão: De 15/09/2016 até 31/01/2017, através do Site da Liinc em Revista.

Regras pra submissão: Diretrizes para autores.